O que são células?

O que nós, seres humanos, temos como maior diferença em relação a uma pedra?

Ou melhor, o que todos os seres vivos possuem que uma pedra não possui?

Sim, as células!

As células são a menor unidade de vida conhecida, possuindo seus próprios formatos e funções. Elas, individualmente falando, possuem tudo que é necessário para realizar funções de um ser vivo como nutrição, produção de energia e reprodução, passando também pelos processos do famoso ciclo de vida, onde há nascimento, maturação, reprodução e morte. Apesar de individuais, as células também interagem entre si e graças as essas interações é que são formados os tecidos e consequentemente os órgãos.

Sabem os órgãos que possuímos em nossos corpos? Pois bem, as células também possuem os seus, que chamamos de organelas. Cada uma possuindo uma função específica, desde proteção e produção de energia até mesmo a digestão. Contudo, assim como nós somos diferentes um dos outros, as células possuem suas diferenças entre si, cujo quais são necessárias para que possamos dividir esse grande grupo de células, em outros grupos mais específicos. Veja:

Seres vivos e o número de células que possuem

 

Nós, seres humanos, somos formados por cerca de 10 TRILHÕES de células, mas você sabia que existem seres vivos que são formados por apenas UMA célula?

Chamamos de unicelulares aqueles que possuem apenas uma célula e pluricelulares aqueles que possuem duas células ou mais. Já sabe onde você se encaixa?

 


Em geral, os seres unicelulares são também procariotos. Isso quer dizer que eles possuem um tipo específico de célula, que é a célula procarionte. Mas existem também alguns seres unicelulares que são eucariotos, ou seja, são formados por células eucariontes, que são as mesmas que nós temos em nosso corpo. Vamos ver a diferença entre elas abaixo:

Célula procarionte: São menos complexas que as células eucariontes e possuem algumas diferenças, como por exemplo a ausência de núcleo, deixando o material genético liberado no próprio citosol (porção aquosa intracelular) em uma região que chamamos de Nucleóide. Dentre outras diferenças com relação às células eucariontes, há a presença de cápsula e plasmídeo. Veja abaixo uma ilustração esquemática de como é uma célula procarionte:

 

Célula eucarionte: No quesito complexidade, as células eucariontes são mais complexas que as procariontes e também possuem suas diferenças entre si. Vimos que as células procariontes não possuem núcleo, mas as eucariontes tem em seu meio intracelular essa estrutura que armazena e protege o material genético. Outras organelas que as eucariontes possuem e as procariontes não, são o complexo de Golgi (responsável por enviar materiais para fora da células e por produzir lisossomos) e os Retículos Endoplasmáticos (Ligados diretamente na produção e envio de proteínas e lipídeos). Veja abaixo uma ilustração esquemática de uma célula eucarionte:

 

Para entender melhor como uma célula e suas organelas funcionam, clique AQUI ou acesse nossa aba de “Funcionamento das células”.

As diferenças entre as células eucariontes

 

Dentro do grupo de células eucariontes, ainda existe uma outra divisão, gerando o grupo das Células Animais e as Células Vegetais. Ao examinar a imagem abaixo que tipo de célula você acha que forma o corpo dessa borboleta?

Sim, a borboleta assim como todos os outros animais, é formada por células do tipo animal.

As diferenças entre esses dois tipos de células está na presença e ausência de algumas estruturas, veja abaixo estruturas que cada tipo de célula possui e o outro não:

 

Vegetal:  Parede celular formada por celulose; Cloroplasto (Responsável pela fotossíntese); Grande vacúolo (Armazenagem de substâncias como água e amido).


Animal:  Centríolo (As plantas superiores não possuem centríolos, mas as inferiores sim*)
*Plantas superiores são as Angiospermas e Gimnospermas e as inferiores os musgos e samambaias.

 

Agora que você já sabe o que são células e algumas diferenças delas, que tal dar uma aprofundada no assunto? Clique AQUI e saiba mais sobre essas diferenças e funções das células e suas organelas.

Siga

@2020 POR MUNDO MICROSCÓPICO - UNESP CAMPOS DO LITORAL PAULISTA - HISTOLOGIA

  • Facebook