O que é necessário para que as células funcionem? 

Organelas

As células, assim como nosso organismo, possuem estruturas responsáveis por realizar as funções e garantir que tudo ocorra de forma correta. Essas estruturas são as organelas, pequenas estruturas com suas membranas internas, formas e funções diferentes. As organelas estão localizadas no citosol (hialoplasma), um líquido gelatinoso que é composto, em grande parte, por água, além de ter outras substâncias necessárias para o funcionamento correto das células. Tenho certeza de que você já ouviu falar de alguma das organelas anteriormente, mas vamos da uma olhada em todas elas e ver suas funções?

Mitocôndria: As mitocôndrias possuem o próprio DNA (se reproduzem sozinhas) e o próprio ribossomo. Estão envolvidas por uma membrana dupla (interna e externa) que formam as chamadas cristas mitocondriais.  Essas organelas são responsáveis por realizar a respiração celular e produzem grande parte da energia celular chamada ATP (Adenosina Trifosfato) essenciais para manter o funcionamento das células.

Anotação 2020-07-22 231651.jpg

Complexo de Golgi: Responsável pela armazenagem, modificação e exportação das proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e realiza a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos. Essas proteínas sofrem a reação da adição de um açúcar (glicosiladas) no retículo endoplasmático e no golgi. É assim que o processo se completa, caso contrário, essas proteínas podem se tornar inativas. Além disso, são responsáveis por produzir o acrossomo (cabeça do espermatozoide).

Retículo Endoplasmático Rugoso: Esta organela possui este nome por sua estrutura estar repleta de grânulos que, na verdade, são ribossomos. Dessa forma a função do RER é auxiliar na síntese e transporte de proteínas.

Retículo Endoplasmático Liso: Sua principal função é a síntese de lipídeos, como por exemplo os fosfolipídeos presentes na membrana plasmática. Outras substâncias que ele produz são esteroides (incluindo hormônios como estrogênio e testosterona). Além disso, o REL é também age no metabolismo de álcool presente nas células de quem ingere bebida alcoólica.

30.jpg

Lisossomos: Organela responsável por realizar a digestão celular, sendo criada no RER e amadurecidas no Golgi, possuem substâncias digestivas necessárias para que as células consigam digerir moléculas orgânicas (Proteínas e Enzimas Hidrolíticas).

dsfsd.jpg

Peroxissomos: Os peroxissomos são organelas celulares que produzem enzimas digestivas, que são responsáveis pela catalisação do peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2). A água oxigenada é uma substância tóxica para a célula e a sua produção em excesso é prejudicial à saúde.

Centríolos: Organelas formadas por microtúbulos com função na separação dos cromossomos no momento da divisão celular. As células vegetais de plantas superiores (gimnospermas e angiospermas) não possuem centríolos.

sdasd.jpg

Ribossomos: Organelas em forma de grânulos, responsável pela síntese de proteínas e controle e regeneração celular. Formado por duas subunidades que se unem para reaizar a tradução do RNAm. Também presentes em células procariontes.

asdasas.jpg

Núcleo: A maior das organelas dentro das células. Responsável por armazenar o material genético (DNA) dos seres vivos eucariontes, já que células procariontes não possuem núcleo.

adfscv.jpg

Vacúolo:  Essa organela possui função de armazenagem de substâncias como seiva, água e amido. As células vegetais possuem vacúolos de tamanhos enormes, já que armazenam grande quantidade de substâncias.

dsdfsd.jpg

Plastos: Organelas exclusivas de células vegetais. São responsáveis pela produção de clorofila (que dá a coloração verde as plantas) e pela realização da fotossíntese que gera a alimentação para as plantas.

adsdewr.jpg

Siga

@2020 POR MUNDO MICROSCÓPICO - UNESP CAMPOS DO LITORAL PAULISTA - HISTOLOGIA

  • Facebook